Friday, March 11, 2005

Eu disse isso?

Uma vez um professor meu disse que a chave da comunicação é o mal-entendido. Muitas vezes isso se concretizou na minha vida. Pensa bem, se não fosse o mal-entendido você diria uma frase e pronto, seria perfeitamente compreendido. Não haveria necessidade para ou seja, isto é, o que eu quero dizer com isso, quero dizer, e muitas outras expressões explicativas. Se o ouvinte entendesse o ponto exato da tua fala, e se necessário, repassasse exatamente a tua fala para outrem, não existiria fofoca, nem a brincadeira do telefone sem fio. Você não ficaria tendo que retornar tantas vezes ao mesmo assunto tentando remediar a falta de entendimento do outro. E nem tendo que cauterizar todas as farpas que se desviaram do assunto principal indo parar nos ouvidos e boca do fulano que ouviu do beltrano, logo esse que já achava que você tem algo contra ele. É uma teia sem fim. Você fala a primeira frase e já era. Está enrolado. Fadado a falar mais umas tantas frases. Debater. Se explicar. E se essa fala correr por ai, vai ter que falar muito mais. O pior de tudo é quando nada do que você fala adianta. Esse é o mal-entendido crônico (por mim denominado assim). Porque a pessoa já está de tal modo envolvida pelo primeiro entendimento, quer dizer (...iiiih), mal-entendimento, que não consegue reconsiderar as suas palavras. (depois eu continuo)

1 comment:

Tamyres Ayres said...

Rs... Mas quantos entendimenos e desentendimentos...rsrs... Agora vamos combinar, o mais interessante de tudo: "depois eu continuo"... E não vamos negar, sábias palavras... Beijos a ti...